quinta-feira, 24 de março de 2016

Exotropia Intermitente

      Olá miminas e miminos do meu Brasil !!!

      Vamos falar de saúde hoje ?

      Minha caçulinha desde que nasceu que eu observei que o olhinho dela andava . Logo falei para pediatra que me disse para aguardar que em alguns bebês isso era normal até os 3 meses. Os 3 meses passaram e o olhinho continuava andando, então a pediatra encaminhou a Maria Clara para o oftalmo pediatra e que disse que a minha filha tinha um falso estrabismo por causa do formato do olho. 

      Só que ela foi crescendo e foi piorando. O olhinho se mexia com mais intensidade. Fui a vários e vários oftalmos e todos falavam a mesma coisa. Mas eu estava inconformada porque estava piorando e além de se mexer muito estava demorando a voltar para o lugar e eu não me conformava que era " apenas impressão minha " por cauda do formato do olho. Até que ano passado conheci o Dr. André, um oftalmo pediatra que concordou comigo que toda essa situação não era normal. Fez vários testes e exames oculares na Maria Clara e finalmente ela foi diagnosticada corretamente .

      Para vocês entenderem melhor o que é...

"      A exotropia é o desalinhamento ocular no qual um dos olhos se desvia lateralmente para fora, ou seja, em direção à orelha correspondente, por conta da fraca oposição do músculo reto médio ( alinhamento lateral ), que ocorre por problemas relacionados ao cérebro, ou seja, é uma síndrome, pois está relacionada ao neurológico.
     Inicia-se de forma intermitente, desviando o olho afetado quando a criança está cansada, dormindo ou mesmo doente (Com a Maria Clara quando ela chorava acontecia muito também). 
     Um dos olhos torna-se o olho fixador enquanto o outro é desviado enviando ao cérebro duas imagens diferente, que se adapta e apaga uma das imagens ( a do olho desalinhado ), causando a chamada " supressão ", que leva ao desenvolvimento somente da visão do olho fixador. Uma criança com exotropia pode vir a desenvolver vários problemas relacionados á visão se ela não for tratada corretamente e o mais cedo possível. Entre eles estão visão dupla, embaralhamento visual, ambliopia ( vista preguiçosa ), além de outros problemas de desenvolvimento, podendo tornar-se irreversível após certa idade. "

     Graças a Deus a vista da Maria Clara é plana ( não tem grau ), mas tenho que fazer exames com ela de 3 em 3 meses pois podem aparecer a qualquer momento e o tratamento muda.

     O tratamento dela atualmente é o uso de tampão uma hora por dia, um dia em casa olho.
          


      Há 8 meses a Oftam tem sido nossa companheira diária. Optei por usar os coloridos, mesmo sendo um pouco mais caro, para podermos brincar de combinar com roupa, sapato, batom e ficar mais fácil e menos cansativo o tratamento.


      Cada tampão vem embalado separadamente e tem 5 cores ( azul, vermelho, verde, amarelo e rosa ).

      Todo esse tratamento é para a exotropia não evoluir e não haver necessidade de cirurgia e nem acarretar as sequelas que eu falei acima.

      Me digam , eu não tenho a pirata mais linda do mundo ?

      

        Agradeço todos os dias a Deus por colocar o Dr André em nossas vidas e evitar o pior para minha sapequinha <3



besitos


22 comentários:

  1. Olá Iara, eu sei bem o que é isso, eu tenho algo parecido meu olho esquerdo não foca junto com o direito e acabo tendo visão dubla, cada olho enxerga uma coisa, e também tenho miopia e astigmatismo (olho esquerdo), não fui tratada corretamente quando criança então o medico disse que se eu operar vai ser só por questões estéticas pois vou continuar com visão dupla então resolvi não arriscar, enxergo normal na medida do possível, mas tem dias que percebo mais os extravio do olho esquerdo.
    Espero que sua pequena fique com os olhinhos certos, e que bom que ela se diverte com o tratamento.
    Beijinhos!

    Blog: Cores de Outono
    Instagram: @neldioliveira
    Fanpage: Cores de Outono

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que vc encontrou um bom médico para resolver o problema. Orando para que dê tudo certo no tratamento! Beijos em vc e na piratinha linda!<3

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    A Maria Clara é sim, muito linda!
    Que Deus a abençoe sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que bom que conseguiu tratamento, é tão ruim fica sem solução né? Que dê tudo certo!

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus está indo tudo bem né Iara!
    Tem que tentar tratar desde cedo.
    Boa sorte nessa etapa de tratamento.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. que mãezona viu correu atrás ate consegui
    viu que tinha coisa errada com sua pequena
    parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você foi persistente e não aceitou o acomodamento dos médicos e, ainda achou um bom oftalmo.
    Achei bem legal você ter compartilhado essa experiência, assim se alguma mãe estiver passando pelo mesmo problema, já terá uma direção a seguir.
    Beijos na filhota.

    Luciana
    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Iara, instinto de mãe é fo**! Parabéns pela persistência...
    E que Maria Clara fique boa logo!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  9. Iara , é muito bom quando encontramos um médico que da assistência que precisamos , ainda não conhecia esse problema , espero que ele melhore e que não precise fazer cirurgia .
    Adorei o vídeo dela , próxima blogueira da família.
    Parabéns .

    ResponderExcluir
  10. A filha da minha amiga tem esse problema e tem que ir tratando mesmo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Querida, ela é muito linda. Que bom que a Maria Clara está tendo o tratamento adequado agora. Que Deus traga a cura completa a esse olhinho. Beijos
    http://www.suelensantos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma horinha só, ela vai tirar de letra! Bons especialistas são primordiais em qualquer tratamento. Agora o meu piratinha iniciará outro tratamento de oclusão, por mais 3 meses, sendo 8 dias tapando o olho bom, e 1 dia apenas tapando o preguiçoso! Mas ele melhorou de 25% para 50% de visão nesse olhinho!!! ♥ E bora para mais um tratamento!!! Piratinha linda também! Super beijo!

    ResponderExcluir
  13. Nossa que coisa, não conhecia esse probleminha, com certeza vai melhorar com o tratamento!
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBox

    ResponderExcluir
  14. Que bom que está tudo bem com o tratamento. Vai dar tudo certo. Beijos

    http://feminilidades.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa Iara nunca tinha ouvido falar! Parabéns pela persistência, agora é ir tratando né?! Tenho certeza que vc vai conseguir ajudar a Maria Clara a ultrapassar esse problema, e simmmm vc tem a pirata mais linda do mundo! Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  16. Que bom que você continuo insistindo e acho um médico que realmente deu atenção ao caso e sobe instruir você a cuidar da sua pequena. Torço por ela.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia, não tinha ouvido falar a respeito.
    Que ocorra tudo bem com o tratamento e ela fique bem.
    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Oi Iara que filha linda que você tem! Super carismática no vídeo mostrando o rímel a sombra blushes que fofura!!
    É que bom que você encontrou um bom médico e a pequena está se tratando. Obrigado por compartilhar conosco.
    Espero que ela fique ótima!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu desconhecia desses casos
    uma matéria super importa e um grande alerta
    que bom ammiga que tem solução e se Deus quiser não vai precisar de cirurgia e se precisar Deus vai colocar suas mãos para que ocorre tudo bem
    muito fofa sua pequena
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Realmente coisa com os olhos não se brinca mesmo ainda bem que você insistiu. Eu uso óculos desde que tinha 5 anos porque ficava muito perto da TV tinha estrabismo, astigmatismo e hipermetropia. Mas terei que usar para vida toda os óculos e agora meu grau aumentou. Já a Carol teve uma época que usava esses tampões para alinhar as visão pois tinha visão dupla e as imagens não fundia em uma só. Mas quando cresceu curou. Melhoras e que isso dele cure rápido

    ResponderExcluir
  21. Que felicidade que esta tudo ocorrendo bem!

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Nem sabia desses problemas. Que bom que você investigou pra valer e encontrou um médico disposto a fazer vários exames e chegar no diagnóstico correto. Desejo sorte para sua menina, que ela consiga se recuperar e ter uma vida saudável.

    ResponderExcluir