quinta-feira, 8 de junho de 2017

Alimentos que ajudam a emagrecer e que talvez você não conheça

     Olá miminas e miminos do meu Brasil !!!

Qualidade de vida e hábitos saudáveis são constantemente assuntos tratados nos momentos em que há discussão sobre saúde. A falta de tempo, em um período que a rotina é intensa, não pode ser motivo para deixar de se alimentar bem, cuidar do corpo e do funcionamento do organismo.

A importância de se alimentar bem

A boa alimentação é assunto constante e que na maioria das vezes é deixada de lado ou para depois, mas que com certeza tem uma importância muito grande. Um hábito alimentar correto ajuda diretamente na prevenção e no controle de doenças, diminuindo os níveis de risco para as consideradas crônicas, regula o organismo de maneira com que sejam produzidos os nutrientes que o próprio corpo não se faz capaz, além do mais, produz hormônios que reduzem o chamado envelhecimento precoce. Melhora também o desempenho atlético para a prática de atividades físicas, o equilíbrio do peso, aumento da qualidade do sono e controle de intolerâncias e alergias alimentares.

Que alimentos são estes?

Os alimentos que ajudam na perda de peso são aqueles que aceleram o nosso metabolismo e, uma dessas ações, é a queima de calorias. Quando o assunto é emagrecimento, alguns alimentos podem ter seus nomes não lembrados pelas pessoas como auxiliares no emagrecimento, entre eles está o feijão, que talvez não nos remeta a um alimento com tal função, mas acompanhado de arroz integral, além de fazerem bem para a saúde de modo geral, fazem com que a sensação de saciedade aumente e também ocorra mais rápido após a ingestão do alimento; o segundo é o ovo, que bloqueia a absorção de gordura através de um composto que possui; outro é o pistache, que é rico em fibras e proteínas, contendo menos calorias que outras castanhas; por fim as batatas, que preparadas de algumas maneiras são mais potentes em saciedade do que os pães, no entanto, possuem altos níveis de carboidratos.


O papel das frutas no emagrecimento

Além de suas diversas funções nutricionais, as frutas são grandes aliadas quando se trata de perder peso. O abacate é fonte de gorduras saudáveis, que além de não deixarem o colesterol subir, ajudam no emagrecimento. A pera é rica em fibras, que auxiliam na digestão, diminuindo a produção de gordura imediata. Por último, o abacaxi, que com seus efeitos diuréticos, elimina toxinas e líquidos do corpo com maior facilidade.


Mude o cardápio

Deixar de comer nunca foi a melhor solução, pelo contrário, este cardápio, composto pelos alimentos citados acima em conjunto a outros, pode resultar em uma ótima dieta para o seu dia. Pela manhã, combinar ovos cozidos com café no lugar de embutidos, por exemplo; no almoço, preparar um salmão com cogumelos (que pode substituir outras carnes) acompanhado de feijão e arroz integral com purê de grão de bico. À tarde, optar pelo consumo de frutas, como bananas e maçã, se mantendo bem até o jantar, que é considerado o vilão do emagrecimento, pode ser preparado da seguinte e simples maneira: uma sopa de frango, com muita salada e nada de comer em excesso, evitando alimentos ricos em carboidratos, como massas e pães. Temperos têm o poder de melhorar o preparo dos alimentos, ainda mais quando se associam com a queima de gordura, o alho, a cebola e a canela são destaques. Sempre beber muita água, lembrando que o vinho em moderação ajuda a perder calorias.

Formas para reduzir o peso

Perder peso deve envolver inicialmente responsabilidade e nada de ideias mirabolantes, estar sempre acompanhado de um profissional especializado é indispensável. Além da alimentação, são diversas as maneiras para se conquistar a forma desejada, sendo elas: praticar atividades físicas regularmente e, se possível, com ampla variedade, alimentar-se antes de ir à academia (caso seja uma escolha) e começar sempre pela musculação, comer frutas frescas e também secas, consumir bastante feijão e café, ter noites contínuas de sono, diminuir açúcares, evitar bebidas alcoólicas e fast-foods, varie as refeições sempre. Comer muitos vegetais e ingerir muita água não podem ficar de fora.

E qual profissional pode auxiliar neste processo?


Cada vez mais se encontra informações sobre métodos e formas sobre hábitos alimentares corretos, mas a melhor indicação é procurar um nutricionista. Este profissional instrui boas práticas alimentares, por isso é o essencial para resolver suas dúvidas e vontades relacionadas à reeducação alimentar, é a pessoa ideal para conhecer sobre seus hábitos alimentares atuais e encaminhar o melhor seguimento a partir dos resultados demonstrados, com uma dieta individual e adequada para as especificações que o paciente em questão aparentar. Em conjunto ao trabalho do nutricionista, os esforços, sejam eles para a perda de peso, dentre todas as outras, terão resultados ainda mais satisfatórios. É claro, estamos falando de alimentação, mas caso a atividade física complemente seu cardápio, um personal trainer no acompanhamento será muito proveitoso.

Muito obrigada Matheus por mais esse super artigo !!!

besitos


14 comentários:

  1. Post muito legal. Aqui consumimos castanhas em geral, abacate e coco. Como você disse, tudo tem que ser feito com responsabilidade, não existe milagre, né?
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou incentivando o marido a mudar a alimentação.
    Vou montar um projeto pra ver se rola.
    Gostei das dicas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Comer com variedade e alimentos pouco processados é sempre a melhor opção!
    Adorei as dicas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu incluí na minha alimentação mais frutas e a disposição até melhorou!

    ResponderExcluir
  5. Amomamos abacate, que bom saber dos seus benefcíos, e é verdade procurar um bom nutricionista é a base de uma boa dieta. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Iara que bacana as suas dicas, muitas vezes deixamos de comer certos alimentos e não sabemos que eles ajudam a emagrecer. Sempre estou incluindo frutas na alimentação, as frutas fazem muito bem, obrigada pelas dicas muito importantes, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia de algumas frutas mas não imaginava que o abacate com tanta gordura fosse bom para a dieta. Foi muito útil as informações.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Show suas dicas,adoro comer frutas sempre incluo na minha alimentação além de muita saudável realmente tem umas que ajudar a perder peso. gostei muito da dica do abacate,parabéns pelo post um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria....as frutas ajudam bastante e eu amo...
    Boa dica

    ResponderExcluir
  10. Super concordo com suas colocações, acho que a forma mais segura de perder peso é a reeducação alimentar e os exercícios. Pena que não seja tão simples entrar na linha rsrs

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa é certa, para emagrecer não precisa passar fome, tem que fazer boas escolhas e substituições, nada de dietas milagrosas.
    O problema é que a oferta de guloseimas é enoooorme!
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  12. O abacate r novidade pra mim. E importante mesmo ter um acompanhamento com um profissional e set responsável. Adorei o post bjos

    ResponderExcluir
  13. Que demais.
    Fiquei surpresa com abacate, não sabia que era bom pra emagrecer.
    Aprendi mais uma.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir